Acelerar 2030: Na Vanguarda da Transição Digital na Região de Coimbra
No dia 26 de março de 2025, a Junta de Freguesia de Álvares foi o palco de um importante evento sobre a transição digital, inserido na iniciativa Acelerar 2030. O evento, organizado pela AEC e a AESOURE, contou com a presença de comerciantes e empresários da região para apresentação de como o Acelerar2030 pode impulsionar e contribuir para a competitividade e o desenvolvimento das empresas locais.
Ana Silva, representante da AESL (Associação Empresarial Serra da Lousã), Dr. Rui Sampaio, Presidente da Câmara Municipal de Góis, e Dr. Victor Duarte, Presidente da Junta de Freguesia de Álvares, abriram oficialmente o evento, destacando a importância da digitalização para o crescimento regional, e no caso concreto, numa freguesia do interior onde muitas vezes o comércio local se sente esquecido.
A abertura do evento foi marcada pela primeira apresentação, intitulada “Acelerar 2030 para um Centro + Digital”, conduzida por Alexandra Lopo, Gestora de Transição Digital da Aceleradora da Região de Coimbra. Durante a sua palestra, a especialista abordou com profundidade a importância crescente do marketing digital, dos mercados digitais e dos serviços de alojamento, destacando-os como pilares essenciais para o sucesso da transição digital numa região que enfrenta a sazonalidade na procura turística. A reflexão revisitou não apenas os desafios atuais, mas também as oportunidades emergentes para a região, que busca se posicionar de forma competitiva e sustentável no cenário digital, promovendo uma evolução inteligente e integrada da sua infraestrutura turística e comercial.
Seguiu-se Beatriz Leitão, especialista em Transição Digital da Agência Monsters, que abordou o tema “Transição Digit@l como Estratégia de Competitividade”, apresentando exemplos de serviços digitais implementados ao abrigo do Programa PRR, demonstrando na prática como a digitalização pode fortalecer os negócios.
O evento prosseguiu com a apresentação da Técnica Odete Lourenço, da Antena de Soure – AESOURE (Associação Empresarial de Soure), que reforçou a importância da transição digital como um passo essencial para a modernização e competitividade das empresas da região.
Estiveram presentes para apoio aos participantes os Técnicos David Silva e Carla Cruz.
Foi estendido um convite aos participantes para a realização de diagnósticos de maturidade digital, com o intuito de avaliar o grau de digitalização das suas empresas, identificar potenciais áreas de aprimoramento e oferecer a oportunidade de esclarecer dúvidas diretamente com os técnicos da Aceleradora presentes no evento.
𝐎 𝐪𝐮𝐞 𝐩𝐨𝐝𝐞 𝐬𝐞𝐫 𝐟𝐢𝐧𝐚𝐧𝐜𝐢𝐚𝐝𝐨?
✅Transição Digital
✅Marketing Digital
✅Trabalho Colaborativo e Negócios Inteligentes
✅Fornecimento e Logística
✅Consultoria personalizada
Este apoio destina-se a micro, pequenas e médias empresas dos setores de serviços pessoais, restauração e similares. O financiamento é concedido por meio de vouchers de até 1.500 €, permitindo que as empresas beneficiem de soluções inovadoras para a sua modernização e crescimento.
👉Visite: https://acelerar2030.pt/
Leave a Reply